Mens Sana in Corpore Sano

Recentemente, um acontecimento dramático abalou a minha vida e os 5 dias entre o dia 15 de Janeiro ao dia 20 foram dos mais pesados e difíceis que tive. Há coisas para as quais ninguém está preparado, em circunstância alguma. É nestas situações que a força interior e a integridade psicológica falam mais alto e assumem o seu verdadeiro protagonismo na forma como encaramos tudo o que nos rodeia.

Por tudo isto, que, de certa forma, me impediu de treinar e de fazer posts, hoje apetece-me falar da motivação e de estilos de vida.

VIDA SÓ HÁ UMA!

É certo que os sacrifícios, as preocupações e as coisas más fazem necessariamente parte dela. 
Mas a verdade é que, por vezes, nos descuidamos daquilo que realmente importa e é essencial, em detrimento de coisas supérfluas ou simplesmente menos importantes.

A questão mais básica é: de que vale esgotar a cabeça e o corpo a trabalhar para ter mais 1 valor na nota final ou para ganhar mais 200 ou 300€ no final do mês se depois não vou ter saúde para os gozar, se para os ganhar passei menos tempo de qualidade com as pessoas que mais amo, se, no fundo, ninguém me agradeceu pelos meus sacrifícios?

Assim, resta concluir que, para se conseguir uma vida saudável e de qualidade, o primeiro passo é definir prioridades, objectivos concretos, rotinas e escapadelas às rotinas que nos vamos permitir fazer.


Um dos meus princípios de vida é:

Mens Sana in Corpore Sano

Uma mente sã num corpo são. Penso que este deve ser um objectivo fulcral na vida de qualquer pessoa. 



Isto implica ...

- Comer bem (de forma saudável, sem grandes excessos);



- Fazer exercício físico regularmente;



- Não fumar e raramente beber álcool;



- Dormir bem sempre que tal me é possível;



- Dedicar algum tempo exclusivamente a mim;



- Trabalhar e estudar atempadamente para não fazer tudo a correr e sob stress à última hora;



- Cumprir sempre com as minhas obrigações sem que isso interfira nos meus momentos de diversão e lazer;



- Não chatear a cabeça com coisas/pessoas que não interessam e não merecem a minha preocupação;

- Procurar resolver problemas e ultrapassar obstáculos da forma mais simples;

- Dar valor às pequenas coisas, que são as essenciais para sermos felizes e são as que, na maioria das vezes, são postas em segundo plano;



- Preservar a boa relação que tenho com a família, o namorado e os amigos, que são poucos mas bons!

- Não guardar rancores, eles só nos corroem a nós e os responsáveis por eles não têm qualquer peso na consciência;

- Acordar todos os dias com a energia necessária para fazer tudo o que preciso e chegar à noite e sentir-me feliz e minimamente realizada.



Na minha opinião, cerca de 90% da motivação necessária para fazer estas escolhas no nosso dia-a-dia e tonar mais saudável o nosso estilo de vida é intrínseca, isto é, TEM QUE VIR DE DENTRO!

Tudo tem que partir de uma iniciativa própria e, quando dentro de nós estamos convictos de que tudo isto é possível e de que é isto que importa para sermos felizes, as coisas acontecem naturalmente.


PS: Hoje vou treinar! :)

Sofia Ro ^^

4 comentários:

  1. Olá! Venho convidar-te a visitares o meu novo blog: HAPPIER - Dicas para uma vida mais feliz.
    Nele escrevo sobre pequenas atitudes e dicas que podes seguir para te sentires melhor, e assim, seres mais feliz!
    Espero que gostes :)

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá :) Vi agora este post, que se passou contigo? Está tudo bem? :x
    Já nem tenho o teu número para te dizer alguma coisa. Tens de me dar, juntamente com o teu mail.
    Beijinho grande ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo bem, sim. A vida só anda para a frente, por isso, tudo o que acontece de mal vai sendo mastigado e minimizado com o tempo :) o meu mail é sofia.ro92@gmail.com Manda-me um mail que eu respondo-te com o número. De qualquer forma, este fim-de-semana estou no sátão!
      Beijinho! :) E obrigada por seguires aqui o blog :D

      Eliminar
    2. o mail é sofia.ro92 (noventa e dois) :) é que com este tipo de letra o 9 parece um "g" de gato.

      Eliminar