C'mon, rock that body!

Boa noite a todos!

Ser saudável depende de fazer um conjunto de escolhas acertadas no nosso dia-a-dia, entre as quais estão descansar sempre bem, ter uma atitude positiva perante todos os acontecimentos das nossas vidas, comer bem para nutrir o corpo e não para satisfazer apetites surreais que, por vezes, todos nós temos, treinar bem o nosso corpo fazendo exercício físico regularmente, treinar bem a nossa mente para estarmos preparados para lidar com tudo da melhor maneira, mantendo um equilíbrio bastante saudável entre a saúde física e a saúde mental.

Estou de férias há 2 meses e não tenho conseguido acertar os sonos definitivamente (se houve 3 ou 4 dias em que consegui levantar-me de manhã foi muito!). A verdade é que dormir mal e fora do horário próprio desregula várias funcionalidades do organismo (o nível de energia que sentimos durante o dia é muito mais reduzido do que se nos levantássemos de manhã - torna-se bem mais apetecível passar o dia sentado -, sentimo-nos mais aborrecidos e mais susceptíveis a mudanças de humor repentinas, é mais difícil que o organismo reconheça a sensação de saciedade, o sistema digestivo funciona mais lentamente, o que faz com que a comida que ingerimos esteja mais tempo no nosso intestino, havendo mais absorção do que é necessário, para além de provocar "barriga inchada").

Hoje, como era de esperar, tendo em conta que me levantei à hora do almoço, passei o dia a arrastar-me pela casa a ajudar os papás a preparar as coisinhas para irem de férias. Agora à noite, já depois de jantar, sentei-me aqui a escrever um novo post porque dei por mim a pensar que não me apetecia treinar e depois raciocinei melhor:
"Espera lá, andas aqui a motivar as pessoas a não desistirem, a serem saudáveis e a melhorar os seus estilos de vida e depois só porque não estás muito no mood, sentas o cu no sofá e não fazes nada?? Naaa... É escrever o post enquanto faço a digestão e toca a treinar e suar muuuito!" :D

Pois bem, é isso mesmo que estou a fazer. Enquanto o jantar vai fazendo o seu percurso descendente, vim aqui escrever um bocadinho e revelar um pouquinho do treino que vou fazer a seguir.

1.
Aquecimento intenso na bicicleta, com a duração de 15 minutos.

2.
Circuito constituído por 7 saltos variados, cada um com a duração de 1 minuto.

3.
5 km na bicicleta no menor tempo possível.

4.
Circuito de exercícios de força para pernas, glúteos e braços.

5.
5 km na bicicleta no menor tempo possível.

6.
Circuito de exercícios de força para abdominais e costas.

7.
5 km na bicicleta no menor tempo possível.

8.
Posições de força estática recorrendo à técnica de Pilates.

9.
10 minutos de bicicleta a uma intensidade moderada.

10.
Sessão muito completa de alongamentos de todos os grupos musculares solicitados durante o treino.

I'm gonna rock this body! :D


Até amanhã,
Sofia Ro :)

2 comentários:

  1. Adorei o post!

    Uma das dicas que deste num post anterior está aqui presente: treino de força intercalado com treino aeróbio.

    E o alongamento no final do treino é devido ao facto de no inicio reduzir significativamente o desempenho/ função muscular certo? E também prevenir possíveis lesões?

    Beijinho grande e parabéns : ) *

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  2. Olá :D

    Os alongamentos no início do treino não prejudicam o desempenho muscular, pelo contrário! Eu opto por fazer apenas no final para ajudar na recuperação muscular, evitando dores e lesões. Mas no treino de atletas de alto rendimento, fazer alongamentos logo a seguir ao aquecimento (para além dos alongamentos finais) é OBRIGATÓRIO para potenciar o desempenho durante o treino :) Mas alto rendimento é outro campeonato! :p

    Beijinho e obrigada :)

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